FUTURO MUSEU DO CARRO ANTIGO DE LONDRINA
 

maquete.JPG (21757 bytes)

Graças ao empenho de todos, conseguimos no final do mês de março de 2000 a seção de um terreno para construírmos uma Sede-Museu, o qual será aberto à visitação e onde ficarão expostos os veículos do clube. O empreendimento é grande e com certeza enfrentaremos muitas dificuldades para concluí-lo. Toda ajuda ou sugestão será bem-vinda.

26 de dezembro de 2000 - Início da terraplanagem para construção do museu do Carro Antigo de Londrina

museu copy.JPG (6266 bytes)
terra 1 copy.JPG (7736 bytes)
terra 2 copy.JPG (7531 bytes)terra 3 copy.JPG (6114 bytes)terra 4 copy.JPG (6387 bytes)  

terra5 copy.JPG (6539 bytes)terra6 copy.JPG (7086 bytes)  

 

COLABORE COM O MUSEU...

Estamos também em campanha para conseguir doação de objetos, livros, revistas, fotos, enfim coisas antigas relacionadas ao automóvel, que serão expostas e servirão de consulta aos visitantes. Se você puder... COLABORE.
A memória e a cultura devem ser preservadas para as gerações futuras...
Se você desejar obter mais informações sobre o projeto "Museu do Carro Antigo de Londrina", entre em contato com o Marquinhos (através de nosso e-mail)

 

O automóvel, como de saber notório, possui em sua história, uma fonte de fascínio inesgotável à humanidade. Desde sua invenção, - e lá já se vão muitos anos - o homem acompanha atentamente a sua evolução, pois dessa retira os conhecimentos experimentados, sempre com o fito de aperfeiçoar ainda mais a sua máquina predileta.

"O homem evoluiu com o automóvel, e o automóvel evoluiu com o homem". O citado silogismo é tão verdadeiro, como à própria constatação histórica de que desenvolvimento tecnológico de um automóvel representa o avanço científico de um povo. As aspirações, as preocupações, enfim, o modo e o estilo de vida de um povo pode ser fielmente representado pelas realizações de um projeto e/ou construção de um automóvel. Em que pese o efeito inexorável da globalização, sabemos que os veículos fabricados na América do Norte eram, - em parte continuam sendo - muito diferentes dos fabricados na Europa, Ásia e América do Sul, isto tudo porque os seus elementos, tais como design e tecnologia, sofrem uma influência direta dos diversos aspectos culturais, econômicos e sociais a que estão submetidos os povos e suas respectivas nações.

Da mesma forma, fatores externos e internos, diretos ou indiretos, como as guerras, as crises energéticas, o desenvolvimento econômico-social, a política governamental, também são elementos determinantes na elaboração de um projeto e/ou fabricação de um automóvel.

Assim, um automóvel retrata fielmente uma época, o modo de vida e as condições sócio-econômicas de um povo ou nação, e, partindo desta lógica, imperioso torna-se o resguardo museológico destes aspectos culturais, para que as vindouras gerações possam compartilhar e desfrutar deste conhecimento.

Localmente, e na mesma linha acima proposta, a exposição e preservação dos veículos que pertencem ou pertenceram aos nossos pioneiros, os homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento de londrina e região, em local adequado, faz necessária, pois somente por este expediente, teremos a certeza de que este marco da nossa própria existência, enquanto povo norte-paranaense, será conservado.

Em síntese, além do aspecto expositor, um museu de carro antigo também possui outras aspirações, tais como a recuperação, a preservação e a divulgação das peças, fotos, literaturas que compõem ou comporão o seu acervo histórico.

O Clube do Carro Antigo de Londrina conta hoje com um acervo de aproximadamente 50 veículos em condições de exposição, bem como centenas de objetos, tais como: livros, revistas, enciclopédias, posters, fotografias, objetos, etc., os quais, por falta de estrutura, ficam guardados em residências/garagens, inacessíveis à população.

O Museu viabilizará também a realização semanal e/ou mensal de eventos de cunho cultural/social destinados à população, colaborando com entidades sociais, estudantis e religiosas.

É um projeto que conta com o apoio da sociedade e de órgãos públicos. O Município de Londrina, através da Lei nº 8.070, de 24 de março de 2000, cedeu ao Clube do Carro Antigo de Londrina, uma área de 5.800m2, destinada à construção do Museu. O projeto arquitetônico já foi realizado e aprovado pela Prefeitura, também foi construída uma maquete e iniciadas as obras de terraplenagem e nivelamento do terreno.

O Brasil, um país com mais de 8.500.000km2, vinte e oito Estados e uma população de mais de 160 milhões de habitantes, possui menos de uma dezena de Museus relativos ao assunto, o que representa menos de meio museu por estado.

Por todas as razões acima expostas, o projeto de construção do Museu do Carro Antigo de Londrina guarda exata simetria com o desejo de ver em nossa cidade, - pólo de uma região - um local nascente para a inesgotável fonte do saber que um automóvel representa.

AMPC

 

 

 

DADOS DO CLUBE


DIRETORIA
 

ESTATUTO SOCIAL

REGIMENTO INTERNO

ASSOCIADOS

VEÍCULOS

ASSOCIE-SE AO CLUBE

NOSSAS HOMEPAGES

PROJETO SEDE-MUSEU

PLACA PRETA

VARIEDADES DO CLUBE

HISTÓRIA DE LONDRINA